domingo, 11 de dezembro de 2022

Os dados de fome em Vampiro a Máscara 5ed - V5

Esse post traz uma discussão sobre as mecânicas da fome e como isso influencia as dinâmicas ficcionais em Vampiro a Máscara 5ed.

A mecânica da fome e os dados vermelhos

Uma das inovações do sistema da 5ª edição do Vampiro a Máscara é a inclusão do dado de fome nas rolagens. Nesta edição os personagens não tem mais pontos de sangue, sendo substituído por nível de fome, que varia de 1 a 5 pontos para todos os personagens Vampiros.

O nĂ­vel de fome influencia diversos aspectos mecânicos do jogo, mas o principal deles Ă© “contaminar” a rolagem de dados. Quando for pedido um teste o jogador usualmente deve somar o valor de um atributo + habilidade para definir a parada de dados (quantidade de dados de 10 faces [d10] a serem rolados).

Essa parada (ou pool no inglĂŞs) vai ser composta de “dados normais” e “dados de fome”, se o resultado da parada for 6 dados, por exemplo, e o personagem estiver com fome 2, o jogador deve rolar 4 dados comuns e 2 dados de fome.

Para facilitar as rolagens Ă© sugerido ter dados de duas cores, normalmente preto para os dados comuns e vermelho para os dados de fome. Existem dados personalizados que mostram sĂ­mbolos que facilitam a leitura do resultado.

O narrador então determina uma dificuldade, informando a quantidade de sucessos necessários para executar uma ação: Fácil = 1, Rotineira = 2, Moderada = 3, Desafiadora = 4, Difícil = 5, Muito difícil = 6, Quase impossível = 7 ou mais.

Os resultados de 1-5 correspondem a falha e 6-10 sucesso. Cada par de 10 Ă© um crĂ­tico, que valem 4 sucessos. Se nĂŁo atingir a quantidade necessária de sucessos e sair 1 em um dado de fome corresponde a uma “falha bestial”. Se sair 10 em um dado de fome e fizer parte de um crĂ­tico, esse crĂ­tico se torna um "crĂ­tico bestial”.


Fonte: V5 Art Pack


Dessa forma em uma rolagem comum, existem 5 possibilidade de resultado:


• Falha bestial: VocĂŞ obtĂ©m menos sucessos que o necessário, e em pelo menos 1 dado de fome saiu o resultado 1. VocĂŞ nĂŁo consegue o que quer fazer e o personagem Ă© tomado por uma compulsĂŁo da besta.

• Falha: VocĂŞ obtĂ©m menos sucessos que o necessário e nĂŁo consegue fazer o que quer.

• Sucesso: VocĂŞ obtĂ©m sucessos igual ou maior ao necessário e consegue fazer o que quer.

• CrĂ­tico: VocĂŞ obtĂ©m sucessos igual ou maior ao necessário incluindo um crĂ­tico nos dados normais. VocĂŞ consegue o que quer de forma excepcional.

• CrĂ­tico bestial: VocĂŞ obtĂ©m sucessos igual ou maior ao necessário, incluindo um crĂ­tico com um ou mais dados de fome. VocĂŞ consegue fazer o que quer, mas Ă© a besta que toma o controle realizando a ação de forma violenta e brutal, possivelmente acarretando em quebra de máscara, sucumbir a compulsões, ganhar máculas e etc.

A Força de Vontade, a Humanidade e a Fome “amarradas”

Outra mecânica alterada no V5 é a Força de Vontade (FdV), agora ao invés de conceder 1 sucesso quando gasto 1 ponto de FdV, o jogador pode rerrolar até 3 dados gastando 1 ponto de FdV. Porém dados de fome nunca podem ser rerrolados.

Isso representa a relação estrita entre fome e o autocontrole, a força de vontade do personagem não é capaz de conter a besta, que representa sua influência mecanicamente nos dados de fome.

Por fim, o sistema impõe outra relação estrita entre a Força de Vontade e Humanidade para resistir à perda de controle para o Frenesi. Sempre que um personagem fica suscetível ao Frenesi o jogador rola seu nível de FdV + 1 terço da sua Humanidade contra uma dificuldade estabelecida pela situação.

A prĂłpria Fome Ă© uma das formas de Frenesi, quando o personagem atinge nĂ­vel 4 ou maior de Fome, testes de Frenesi sĂŁo exigidos para nĂŁo perder o personagem para a besta.


Essas mecânicas sĂŁo particularmente interessantes por que a Fome contamina” as ações do Vampiro por meio dos dados vermelhos, aumentando a influĂŞncia da sua natureza bestial e restringindo a FdV. Por sua vez, a FdV Ă© a principal arma contra o Frenesi somada a Humanidade.

Assim o sistema amarra de forma muito sofisticada três dos aspectos fundamentais do jogo. Força de Vontade, Humanidade e a Fome agora estão sempre interligadas, de forma não apenas ficcional, mas também mecanicamente.

O sistema pautando a ficção e a narrativa

De uma forma geral, o RPG é composto pelo cenário, definido como o espaço ficcional em que a narrativa ocorre, e suas mecânicas, que representam a interface de interação entre o jogador e a ficção.


Em edições anteriores de Vampiro existia um enorme problema de dissonância ludonarrativa no jogo, durante boa parte do texto era proposto uma experiência de horror pessoal, onde interpretar um Vampiro e todas suas contradições como um monstro tentando manter sua Humanidade seria a temática principal do jogo. Porém o sistema oferecia pouco suporte para isso, em detrimento de incontáveis páginas de mecânicas de combate, ensinando o jogador a utilizar diversas armas, contar as balas de seu revólver e dividir sua ação de ataque para lutar contra vários adversários ao mesmo tempo.

Essa dissonância entre a proposta narrativa e os aspectos mecânicos era muito comum, principalmente em uma época que o RPG ainda era um hobby pouco maduro. Revoluções trazidas por sistemas como Powered by the Apocalypse mostraram que a mecânica e a narrativa podem caminhar mais juntos, e que esses dois aspectos devem e podem ser pensados em conjunto.

Eu particularmente defendo que as mecânicas sempre devem pautar a ficção. Na 5ed, Vampiro tenta resolver essas questões, simplificando o sistema de combate para uma proposta mais cinematográfica, rápida e mortal. E os elementos de horror pessoal agora estão impregnados em quase todas as rolagens do jogo.

Na minha experiência narrando V5 para diversos grupos (até agora foram 4 crônicas e algumas oneshots, cerca de 35 sessões) a tensão dos Dados de Fome é algo presente o tempo todo, os jogadores estão sempre medindo suas ações, lutando constantemente contra besta e a fome insaciável por sangue inerente de todo Vampiro.

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Em um próximo post vou apresentar algumas simulações que eu fiz para determinar a probabilidade de sucesso e fracassso no V5 quando a fome aumenta. Se você gostou do texto deixa um comentário aqui embaixo =)

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