sábado, 27 de setembro de 2025

O que define o aventureiro da OSR e por que ele vai além de “um camponês com uma espada”?

Desde que me interessei pelo movimento OSR sempre ouvi de diversos mestres e criadores de conteúdo a frase “o aventureiro nível 1 na OSR é apenas um camponês com uma espada”. E eu acreditei nessa frase, fui jogando, passando por várias experiências diferentes em diversas mesas e constantemente estranhando essa afirmação.

Anos depois fui mestrar minha própria campanha e mergulhei mais profundamente nos textos dos sistemas ditos OSR e logo de cara eu percebi que tinha alguma coisa errada com essa visão do aventureiro inicial ser alguém despreparado, incapaz e muitas vezes beirando a inutilidade e dependendo da sorte para sobreviver e ganhar alguns níveis.

Ilustração do Old School Essesntials, pag. 18

Aqui nesse post vou me ater a analisar quem é esse aventureiro no principal “chassi” do movimento OSR, a partir dos textos do Old School Essentials e no D&D B/X de 1981, ambos jogos são compatíveis entre si, porém alguns trechos de texto do B/X ajudam a dar uma visão desse perfil de personagem.

Aqui vou apresentar 3 argumentos principais que contradizem essa visão do aventureiro incapaz e levantar uma hipótese do porque essa visão tomou conta do nicho.

terça-feira, 16 de setembro de 2025

O Hexcrawl segundo o D&D B/X

Desde o surgimento do movimento OSR, tema Hexcrawl teve um crescente destaque nas discussões do nicho, sendo um estilo de jogo voltado à exploração de áreas abertas como planícies, florestas, desertos, montanhas entre outras, diferente do jogo “padrão” que é a exploração de dungeons, ambientes fechados, comumente escuros e repletos de armadilhas. Esse tema é bastante abrangente e divergente acerca do próprio conceito do que é Hexcrawl, se eu pessoalmente tivesse que definir, diria que é uma forma de jogar que se utiliza de uma malha de hexágonos para organizar o mundo de aventura.

Entretanto, jogos muito diferentes entre si, são auto intitulados jogos de Hexcrawl ou pelo menos apresentam regras e propostas para jogar esse “estilo de jogo”, como Forbidden Lands, Mythic Bastionland ou o próprio D&D B/X. Porém ao colocar esses jogos lado a lado, a experiência na mesa (seguindo as regras como escritas) será completamente diferente, desde a escolha de revelar ou não o mapa aos jogadores, a forma como o mundo é explorado, como os perigos se apresentam e etc.

segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Recomendando materiais gratuitos para sua mesa OSR

Um dos grandes pontos positivos do movimento OSR é a retrocompatibilidade entre os diversos sistemas que existem, comumente um módulo de aventura lançado para Old School Essential pode ser jogado com Lamentations of the Flames Princess, ou outro originalmente pensado para AD&D pode facilmente rodar com d20age com pouco ou nenhuma necessidade de adaptação.


Isso faz com que criadores independentes possam facilmente lançar materiais que serão apreciados por mestre e jogadores de uma larga gama de sistemas. Especialmente na comunidade OSR um volume muito grande de materiais é lançados todos os dias, desde módulos com alto valor de produção, como as aventuras oficiais para OSE até zines feitas com recursos limitados e auto publicadas em plataformas como Drive Thru RPG e itch.io.

No post de hoje vamos recomendar 4 materiais que são gratuitos, em português e desenvolvidos de forma independente pela nossa comunidade brasileira Old School!