sábado, 4 de fevereiro de 2023

Mini kit de City Crawl para jogos Old School

City Crawl é um estilo de jogo que acontece em um cenário urbano, em que o grupo de personagens interage com mundo ficcional através de parâmetros definidos de exploração.

A ideia de pensar sobre essa abordagem surgiu no desenvolvimento de um cenário pessoal para o sistema Espadas Afiadas e Feitiços Sinistros de autoria do Diogo Nogueira. A cidade então foi construída utilizando os tropos clássicos das histórias de Espada e Feitiçaria, em que comumente existem diversas facções, relações de poder opressoras, mistérios e rumores rondando tavernas e vielas e muitos ganchos de aventuras e perigos iminentes à cada nova rua.

Antes de apresentar o mini kit desenvolvido utilizando regras da casa, vou fazer um breve resumo do cenário que estou utilizando, exemplificando um dos distritos para a aplicação do City Crawl.

A Cidade-Estado de Dalimasum

A Cidade de Dalimasum

A cidade-estado se chama Dalimasum e possui 5 distritos principais, fica distante de outras cidades ou vilas, mas é atravessada por uma importante rota comercial. A cidade então se tornou um ponto de parada comum para diversos mercadores e comerciantes viajantes. A cidade tem cerca de 30 mil habitantes e é governada de forma tirânica por um Barão que mantém o poder por gerações.

Para cada distrito da cidade foi elaborado uma breve descrição e 2 tabelas, uma com locais possíveis de se encontrar no distrito, e outra com ganchos e interações para gerar eventos. A ideia é prover um cenário lacunar com abertura para narrativa emergente e ferramentas para o narrador improvisar interações e ganchos.

Segue como exemplo um dos distritos chamado Cidade Velha (veja o mapa acima):

Descrição: distrito mais antigo e nobre de Dalimasum, é onde os abastados e influentes vivem e a guarda é mais presente. Durante a noite, depois do pôr do sol, só é possível circular pela Cidade Velha com uma autorização específica da guarda. A Cidade Velha é o centro político de Dalimasum. No Castelo Fried a maioria das decisões são tomadas pelo Barão e seus auxiliares. Algumas Guildas tem poder de influência na cidade e barganham vantagens, na pág. X estão descritos alguns desses grupos.

Além da Sede da Guarda, o Castelo Fried, a loja de Tomos do Velho Tumtu e a Praça do Assombro (descritos nas pág. X, veja o mapa acima), ao andar pela Cidade Velha, os aventureiros podem conseguir trabalho, arrumar confusões, ou simplesmente conhecer tipos distintos. Role 1d6 ou escolha das tabelas a seguir para propor ganchos e interações sociais ou locais relevantes. Se nenhuma opção abaixo servir, improvise ou adapte algo.

Com todo esse material para cada distrito contendo sua descrição e as tabelas decidi então parametrizar a exploração para o cenário.

OBS.: o texto foi da descrição foi retirado de uma material maior, os apontamentos "veja na pág X" indicam outras partes desse mateiral, no final do post tem mais detalhes sobre o desenvolvimento.

O City Crawl

Definindo distâncias e caminhos

A maior parte das pessoas transita por Dalimasum a pé, mas é possível ver cavalos, carruagens e caravanas pela cidade. A cidade possui cerca de 300 hectares, da entrada sudoeste até a saída mais ao nordeste são cerca de 6km utilizando as avenidas. Em ritmo de caminhada os personagens vão levar cerca de duas horas para cruzar a cidade inteira e metade desse tempo se estiverem correndo. De uma forma geral, se deslocar para o distrito vizinho leva entre 20 minutos e 1 hora.

Os Parâmetros de Navegação

É sugerido não mostrar o mapa para os jogadores, descreva o que eles veem e pergunte por qual caminho eles querem se deslocar a partir da descrição dada. Se os personagens conseguirem o mapa da cidade durante o jogo, libere uma versão sem marcações e hexes e permita que os jogadores façam suas marcações conforme descobrem as localidades.

Os hexágonos tem cerca de 1km de fora a fora (diâmetro). Se deslocar de um hexágono para outro leva 20 minutos caminhando, 10 minutos correndo e 5 minutos a cavalo.

A cada novo hexágono explorado, considere rolar ou escolher um evento nas tabelas de Ganchos e Interações, cada distrito possui sua própria tabela.

Alguns eventos de Ganchos e Interações fazem mais sentido durante a noite, e outros durante o dia, leve isso em consideração.

Quando os personagens estiverem se deslocando por regiões mais tranquilas e que já conhecem, a narrativa pode ser acelerada para dar mais ritmo a aventura. Nesse caso, apenas uma breve descrição de como foi o deslocamento pode ser o suficiente.

• • •

O procedimento

O procedimento então sugerido para aplicar no SEU CENÁRIO seria o seguinte:

Aplique uma grade exagonal em cima do mapa da sua cidade.

Defina o tamanho de cada hex, sugere-se valores simples de quantificar como 1km. Não assuma hexes muitos grandes, sobretudo para cidades medievais que eram bem menores que cidades do nosso tempo.

Defina quanto tempo leva para os aventureiros se deslocarem de um hex para o hex vizinho, fica como sugestão para hexes de 1km = 20 minutos caminhando, 10 minutos correndo e 5 minutos a cavalo. Para outros tamanhos de hex adapte os valores de forma proporcional.

Delimite as regiões da cidade separando a cidade por bairros ou distritos.

Defina uma descrição geral e lacunar para cada distrito, informando pelo menos 3 pontos: quem manda ali? Quais são atividades corriqueiras? Quais marcos de localização tem aquele distrito?

Contrua 2 tabelas para cada região: uma tabela de locais e outra de eventos (ganchos e interações)

Feito esses procedimentos você já terá o suficiente para rodar sua aventura urbana, apesar de parecer uma preparação pesada, depois de finalizada vai permitir que a narrativa corra de forma mais orgânica. Por fim, esse tipo de abordagem funciona melhor para jogos focados no desafio e na narrativa emergente.

• • •

O kit/procedimento de City Crawl ficou bem simples, o ponto principal é quantificar a passagem do tempo com parâmetros de taxa de deslocamento entre os hexes, e com ativação de encontros definidos pelas tabelas de ganchos e interação, por fim é dada a liberdade ao narrador de rolar ou escolher um evento que faça mais sentido para a narrativa corrente no momento.

Estudando algumas outras abordagens não tinha ficado satisfeito com nenhuma pronta, seja porque tratavam de métricas não familiares como milhas, ou que apresentavam excessos de rolagens. O kit então é uma opção para quem for narrar cenários urbanos e quiser uma navegação mais controlada e com maior verossimilhança, não sendo um elemento essencial.

Acredito que as ideias apresentadas aqui podem facilmente ser transpostas para qualquer cenário/sistema Old School que se aproxime a esse tipo de proposta de jogo.

Referências utilizadas como inspiração:

🔗 Jogando em Cidades: O tal do Citycrawl - CcD #954

🔗 Thinking About Urbancrawls - Blog The Alexandria

• • •

Desenvolvimento geral do cenário

Esse kit descrito aqui é uma parte pequeno de uma material maior que está sendo desenvolvido para aventuras urbanas de Espada e Feitiçaria, atualmente o material conta com a descrição da cidade, 5 distritos com tabelas de lugares, ganchos e interações, lista de npcs e facções, tabelas com desafios emergentes e outros recursos. O cenário está em sua segunda rodada de playtests e pretendo colocar para publicação no itch gratuitamente assim que estiver revisado e testado, seguem alguns prints do desenvolvimento:

OBS.: Esse é um material não-oficial para Espadas Afiadas e Feitiços Sinistros feito por fãs e sem fins lucrativos.






Caso tenha interesse de ler a versão em desenvolvimento pode deixar um comentário aqui ou mandar uma dm em qualquer rede social que você encontra nos links aqui no blog.

• • •

Se você leu até aqui peço que deixe um comentário ali embaixo falando se gostou ou desgostou ou se tem alguma sugestão, muito obrigado =)

• • •

Se você usa twitter me segue lá pra gente trocar uma ideia sobre RPG! ðŸ”— twitter.com/icaroagostino


6 comentários:

  1. Curti demais! Não seria desejável ter uma tabela de encontros aleatórios na cidade tbm? Rolar com 1 chance em 6 em distritos mais seguros e 3 em 6 em distritos mais afastados. Obs: o mapa tá mto lindo, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia ta tabela de Ganchos e Interações de cada distrito é que ela sirva para esse proposito também, nos distritos mais seguros as interações são mais amistosas como "guardas desconfiados abordam os personagens" e nos distritos mais perigoso tem encontros como "guange de bandidos tentam uma emboscada".

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  2. Caramba o mapa detalhado eu achei sensacional, você teria como explicar como você fez ele?

    Mais incrível ainda do que o mapa é o pdf, cara você mandou muito bem. Gostei de absolutamente tudo desde encontros aleatórios, a lore por trás, os pontos de interesse. Você fez um trabalho absolutamente magnifico daqui em diante abordarei cidades em meus RPGs de uma forma completamente diferente.

    Se possível, ou se chegar a ler esse comentário (o post é de uns meses atrás), teria como me enviar esse pdf?

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Adorei a explicação, a didática para mostrar como city crawl funciona. Parabéns!

    ResponderExcluir