domingo, 31 de agosto de 2025

Península Ancestral e a Classe Viajante

Texto escrito por Guilherme Providello,
autor do cenário Península Ancestral

Na campanha oficial de playtest de Península Ancestral, decidi experimentar um esquema um pouco diferente: todo jogador pertence à mesma “classe”.

Arte do Viajante por Carlos Castilho

(Se todo mundo tem a mesma classe, existe classe? Fica a reflexão. #problematizaçãochique)

Apesar disso, os personagens ainda têm bastante variação. Cada jogador rola numa tabela de d66 origens, que define profissões, classe social ou até traços sobrenaturais. Mas, em termos de “chassi”, todos partem do mesmo ponto:

  • As salvaguardas são iguais.
  • Ao subir de nível, o jogador escolhe o que quer melhorar na ficha (Ataque, Salvaguardas, Perícia ou Slots de Magia).

terça-feira, 26 de agosto de 2025

Separando as funções: O Triatlo do RPG

Escrito por Renan S

O triatlo é um esporte que comporta 3 atividades substancialmente diferentes: natação, ciclismo e corrida. Embora existam competições individuais dessas modalidades, o triatlo é a junção das três. Cada triatleta executa uma prova por vez; quando o triatleta está nadando, por óbvio, ele não está pedalando ou correndo e assim por diante. 

O Mestre do Jogo (DM), muitas vezes, também exerce várias funções de criação diferentes. É bastante comum a mesma pessoa criar o mundo, as situações-problema e arbitrar o jogo.

Propostas de jogabilidade como Blorb e Novo Simulacionismo, por exemplo, isolam esses momentos de criação. A ideia dessas correntes é que assim como não é recomendável correr enquanto pedala, também não é indicado criar situações-problema enquanto se arbitra o jogo.

No esporte o motivo é óbvio, já no RPG nem tanto. O argumento dos proponentes é que quem cria a situação-problema precisa estar em uma sintonia completamente diferente da mentalidade de quem vai arbitrar as ações dos jogadores na situação-problema.

domingo, 17 de agosto de 2025

Review: Carcass Crawler #1 - Zine oficial do OSE

Escrito por Renan S

Fala, amigo leitor! Como o título já entrega, este texto é a minha opinião sobre a Carcass Crawler #1,  zine oficial do Old-School Essentials, publicada no Brasil pela editora Laser Head. O nosso blog recebeu há um tempo atrás uma cópia da editora e finalmente com o retorno do blog conseguimos fazer esse review!

Com suas 32 páginas, ela traz um bocado de opções de jogo: 6 novas classes, 3 novas raças, regras para armas de fogo com pólvora escura, talentos de combate para guerreiros, perícias de ladrão usando d6 e até dicas de como arbitrar essas perícias na mesa. Irei comentar uma por uma.

Imagem do site do editora

Obviamente, a função deste post não é resumir o conteúdo da zine, mas sim compartilhar minha opinião e destacar o que achei mais interessante — seja para ajudar quem ainda não leu a decidir se o produto pode interessar, ou para abrir espaço para quem já leu dialogar nos comentários.

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Sem Ilusões à Prova de Falhas

Alguns meses atrás publicamos aqui no blog uma tradução do texto Princípios Blorb, e sugerimos uma série de textos complementares de outros autores. O texto a seguir é uma tradução do post No Foolproof Illusions de autoria de Dwiz do exelente blog Knight at the Opera.

• • •

Introdução

Este post tem algumas leituras obrigatórias: um post de blog da designer sueca (?) Sandra Snan chamado Princípios do Blorb.

[A propósito, o blog da Sandra é completamente insano. Ela escreveu bastante sobre blorb, mas você vai ter que procurar. Boa sorte.]

Além disso, você também pode querer ler este post de Rise Up Comus e/ou este post de Technoskald's Forge. Ambos são bons, embora não sejam necessários para seguir meu raciocínio aqui.

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Quatro Módulos Gratuitos Inspirados no Apêndice N

Escrito por Ícaro Agostino

Depois de um longo hiato no blog, estamos de volta! O Diálogo Ficcional não morreu!

Nos últimos meses devido a demandas da vida fora do hobby, fui forçado a dar uma pausa com o blog e também com vários projetos relacionados ao RPG. Mas as coisas se alinharam e o blog retorna com a intenção de trazer posts semanais discutindo teorias de RPG, apresentando novos materiais e falando das campanhas em andamento!


Para marcar esse retorno, neste post vou apresentar quatro módulos que pude contribuir na produção. Estes materiais foram desenvolvidos por quatro autores diferentes para a Jam do Appx. N que rolou nesse mês de Julho.