segunda-feira, 20 de março de 2023

Barrow Keep - Cen√°rio de Aventuras para jogos OSR

Para os amantes dos jogos Old School, uma grata surpresa chega ao Brasil logo na sequência do lançamento do aclamado Old School Essentials - OSE (tem um post aqui no blog com review do OSE), se trata do cenário de aventuras Barrow Keep: Covil da Espionagem, compatível com OSE e outros jogos do movimento OSR.

Nesse post apresento um review de leitura do lançamento do Barrow Keep, um cenário para aventuras de fantasia científica compatível com Old School Essentials!

• • •

O que é Barrow Keep?

Barrow Keep √© um cen√°rio de aventuras, em que jovens aventureiros vivem em um castelo chamado Barrow Keep, cercados de magia e tecnologias que mal podem compreender. Al√©m disso, Barrow Keep ambienta intrigas, politicagem, alian√ßas e trai√ß√Ķes.

Ilustração pag. 25

O cen√°rio evoca a tem√°tica de fantasia cient√≠fica com a presen√ßa de armas de fogo e outros tipos de m√°quinas incomuns. Barrow Keep tamb√©m √© um cen√°rio de fantasia rom√Ęntica, onde a batalha entre o bem e o mal s√£o travadas em meio a conflitos e dilemas.

Publicado originalmente em ingl√™s pela R Rook Studio com autoria de Richard Ruane, esse suplemento foi lan√ßado no Brasil pela Caramelo Jogos com tradu√ß√£o de Raquel Vasconcelos. A vers√£o em portugu√™s tem 76 p√°ginas da apresenta√ß√£o do cen√°rio e mais 56 p√°ginas para mestres conduzirem aventuras utilizando como sistema o Old School Essentials!

• • •

Boas vindas a Barrow Keep!

O material é dividido em duas partes, na primeira é feita a apresentação do cenário, o que inclui:

A Corte: a apresenta√ß√£o da corte de Barrow Keep, com tr√™s NPCs com maior gravidade, sendo o arconte, o consorte e o sucedente. Para cada um desses NPCs o material apresenta uma tabela aleat√≥ria para gera√ß√£o do personagem, e sugest√Ķes de nomes.

A Fortaleza: descrição da fortaleza e seus arredores, incluindo a parte externa, a mansão, a biblioteca e as catacumbas. Cada uma das localidades possui cenas sugeridas, ganchos, acontecimentos e detalhes para incrementar a narrativa.

Habitantes: descri√ß√£o de 20 personagens, detalhando suas ocupa√ß√Ķes, rotinas e motiva√ß√Ķes.

Regi√Ķes al√©m da fortaleza: apresenta√ß√Ķes de locais de aventura para al√©m das muralhas, como a cidade de Cliffside que possui um porto e uma esta√ß√£o de trens. A Reserva de Stonewood que √© um local de florestas e uma √°rea de ca√ßa oficial para aqueles da corte, al√©m de localidades estrangeiras.

Ilustração pág 58

Moedas e Equipamentos: aqui √© um dos pontos que mais se destaca no material. A moeda base do cen√°rio √© a prata e em Barrow Keep existem armas de fogo al√©m das cl√°ssicas armas medievais. As armas de fogo possuem tanto sua vers√£o tradicional de p√≥lvora, quanto armas mais avan√ßadas que bebem da fic√ß√£o cient√≠fica e fantasia, utilizando cristais como combust√≠vel e disparando plasma! Al√©m disso, o material ainda apresenta novas op√ß√Ķes de armaduras e equipamentos especiais como: Vara Retr√°til, Fogo L√≠quido, Fon√≥grafo, dentre outros itens diferentes.

Magia Ritual√≠stica: outro ponto que esse material brilha √© a apresenta√ß√£o de um sistema novo de magias ritual√≠sticas, o que inclui uma lista desses rituais com efeitos e mec√Ęnicas. Alguns exemplos s√£o: rituais para adivinha√ß√£o, cria√ß√£o de amuletos e consagra√ß√£o de armas. Esse sistema √© agn√≥stico e pode ser adaptado para diversos jogos OSR.

• • •

Segredos de Barrow Keep

A parte 2 do material é mais voltada aos mestres, nesta sessão os segredos de Barrow Keep são apresentados com diversas tabelas aleatórias, a descrição mais detalhada de localidades com a inclusão dos mapas e tesouros que podem ser encontrados, como tomos antigos e outros itens valiosos.

Essa segunda sess√£o √© rica em ganchos para criar situa√ß√Ķes interessantes de aventura, o mestre encontrar√° tabelas de Rumores e Esc√Ęndalos, Visitantes Ilustres que podem estar no local e Comitivas completas com intera√ß√Ķes interessantes.

Por fim, tr√™s outras localidades s√£o detalhadas nesta se√ß√£o do livro, as Catacumbas, a Esta√ß√£o de Trem e uma Fortaleza mais afastada conhecida como o Ninho do Corvo, cada uma dessas localidades acompanha descri√ß√Ķes gerais e v√°rias tabelas aleat√≥rias para gerar encontros, detalhes da localidade e at√© motiva√ß√Ķes por tr√°s das fac√ß√Ķes.


Ilustração pág 68

O material b√°sico finaliza com um besti√°rio composto de 12 inimigos. O besti√°rio √© bastante evocativo para a tem√°tica, trazendo Diabretes, Dr√≠ades, Vultos e Fantasmas, e inimigos como Guardas e Goblins Espi√Ķes. O besti√°rio apresenta ficha desses inimigos no estilo bem Old School com dado de vida, moral e outros detalhes, mas se mant√©m agn√≥stico o suficiente para ser utilizado em v√°rios sistemas.

• • •

Cen√°rio para Mestres de Old School Essentials

Além do material principal de 76 páginas que apresenta todo o cenário, a publicação vem acompanhada de um outro material de 56 páginas voltado especificamente para o Mestre que deseja conduzir aventuras ambientadas em Barrow Keep utilizando o sistema do Old School Essentials.


Duas aventuras emergentes

Esse material apresenta dois “Pacotes de Cen√°rios”:

Embaixador dos Bosques Selvagens: um conflito entre Goblins que vivem nos bosques próximos de Barrow Keep e a corte do forte, esse caso culmina em um sequestro que dá início a aventura.

Tipos Trai√ßoeiros: Um aventura que foca nas rela√ß√Ķes e intrigas entre os grupos e fac√ß√Ķes que habitam Barrow Keep. Nessa aventura uma agente convence algu√©m de Barrow Keep a se tornar uma traidora.

Na pr√°tica esses “pacotes” s√£o aventuras com uma estrutura bem aberta e emergente que funcionam como caixas de ferramentas, em que o mestre pode mexer utilizando as ferramentas apresentadas, como as tabelas de press√°gios e sinais, fichas de inser√ß√£o de eventos e outras tabelas auxiliares.

Essa estrutura eu achei particularmente interessante pois permite jogar diversas vezes cada uma dessas tramas com diferentes eventos e desfechos. Por exemplo, na aventura Tipos Traiçoeiros, quem pediu a ajuda do grupo é definido por 6 possibilidades diferentes que pode ser escolhida ou rolada com um dado, assim como definir quem é o agente por trás da traição, também com 6 possibilidades.

Cada uma das duas propostas ainda acompanha um bestiário da facção a ser enfrentada com 12 inimigos próprios, alguns coincidem com os mesmos do bestiário básico, mas a maioria são novas possibilidades para serem colocadas em jogo.

Regras Alternativas para Experiência e Evolução

O cen√°rio de Barrow Keep foca no avan√ßo dos personagens por meio de conquistas de objetivos pessoais, desenvolvimento de rela√ß√Ķes, cria√ß√£o de alian√ßas e outros fatores. Dessa forma, o material apresenta novas regras e um novo sistema de distribui√ß√£o de experi√™ncia envolvendo a conquista pessoal dos personagens.

Esse sistema novo de experiência é bem estruturado, e apresenta uma tabela com pontos específicos para a conquista de cada nível.

Novas Classes

Por fim, esse material suplementar apresenta fichas customiz√°veis com tabelas aleat√≥rias para definir reputa√ß√Ķes, alian√ßas e outros detalhes. Essas fichas podem ser usadas para gera√ß√Ķes dos NPCs da aventura, mas tamb√©m permitem a cria√ß√£o de personagens com classes novas pelos jogadores.

O material oferece então a estrutura básica de classe seguindo o padrão do Old School Essentials com tabelas de progressão, idiomas falados, pré-requisitos, jogadas de proteção e as capacidades daquela classe nova. No total são 7 classes novas jogáveis: Espiã, Escolhida, Vinculada Bestial, Diabrete, Assombração, Vidente e Marcada pelos Lobos.


As classes são bem bacanas, a Marcada pelos Lobos, por exemplo, pode se transformar em lobo, porém no processo pode danificar a armadura que estiver vestindo. A Vidente pode ler pensamentos de pessoas e criaturas próximas se passar em um teste de Percepção Extra Sensorial. A Espiã é apresentada como uma variação da classe de Ladrão, convertendo as habilidades clássicas para jogadas de d6 e apresentando algumas novas. Todas as classes parecem bem balanceadas com o sistema do Old School Essentials, e a primeira leitura parecem funcionar muito bem com o sistema trazendo uma nova textura ao jogo.

• • •

Coment√°rios Finais

A leitura do Barrow Keep foi bastante prazerosa, os dois livros juntos apresentam muitas ferramentas de cen√°rio, aventura, classes e inimigos para que mestres possam conduzir campanhas inteiras utilizando o material.

De uma forma geral, o material é bem diagramado e o trabalho de tradução é bem feito, a versão brasileira teve uma preocupação extra no tratamento da linguagem para ser inclusiva, com notas de tradução que podem ser encontradas no material.

Ainda não tenho o material físico em mãos para avaliar a qualidade da impressão, então esse quesito fica para uma próxima postagem, ou para uma atualização futura desse review.

Barrow Keep é uma valiosa adição à comunidade brasileira de Old School, apresentando um material rico, com diversas ferramentas para criação emergente em mesa. Eu acredito que para aqueles que querem uma experiência Old School, mas em uma temática diferente da clássica fantasia medieval, é um material bem bacana e que vale a pena ser considerado.

A versão digital em PDF já está disponível para a compra no site da editora Caramelo Jogos, e acredito que logo mais a versão física já estará lá também.

Link: https://rpgcomnozes.com.br/produto/barrowkeep-digital/ 

• • •

Se você leu até aqui peço que deixe um comentário ali embaixo falando se gostou ou desgostou ou se tem alguma sugestão, muito obrigado =)

• • •

Se voc√™ usa twitter me segue l√° pra gente trocar uma ideia sobre RPG! ūüĒó twitter.com/icaroagostino

Nenhum coment√°rio:

Postar um coment√°rio