segunda-feira, 20 de março de 2023

Barrow Keep - Cenário de Aventuras para jogos OSR

Para os amantes dos jogos Old School, uma grata surpresa chega ao Brasil logo na sequência do lançamento do aclamado Old School Essentials - OSE (tem um post aqui no blog com review do OSE), se trata do cenário de aventuras Barrow Keep: Covil da Espionagem, compatível com OSE e outros jogos do movimento OSR.

Nesse post apresento um review de leitura do lançamento do Barrow Keep, um cenário para aventuras de fantasia científica compatível com Old School Essentials!

• • •

O que é Barrow Keep?

Barrow Keep é um cenário de aventuras, em que jovens aventureiros vivem em um castelo chamado Barrow Keep, cercados de magia e tecnologias que mal podem compreender. Além disso, Barrow Keep ambienta intrigas, politicagem, alianças e traições.

Ilustração pag. 25

O cenário evoca a temática de fantasia científica com a presença de armas de fogo e outros tipos de máquinas incomuns. Barrow Keep também é um cenário de fantasia romântica, onde a batalha entre o bem e o mal são travadas em meio a conflitos e dilemas.

Publicado originalmente em inglês pela R Rook Studio com autoria de Richard Ruane, esse suplemento foi lançado no Brasil pela Caramelo Jogos com tradução de Raquel Vasconcelos. A versão em português tem 76 páginas da apresentação do cenário e mais 56 páginas para mestres conduzirem aventuras utilizando como sistema o Old School Essentials!

• • •

Boas vindas a Barrow Keep!

O material é dividido em duas partes, na primeira é feita a apresentação do cenário, o que inclui:

A Corte: a apresentação da corte de Barrow Keep, com três NPCs com maior gravidade, sendo o arconte, o consorte e o sucedente. Para cada um desses NPCs o material apresenta uma tabela aleatória para geração do personagem, e sugestões de nomes.

A Fortaleza: descrição da fortaleza e seus arredores, incluindo a parte externa, a mansão, a biblioteca e as catacumbas. Cada uma das localidades possui cenas sugeridas, ganchos, acontecimentos e detalhes para incrementar a narrativa.

Habitantes: descrição de 20 personagens, detalhando suas ocupações, rotinas e motivações.

Regiões além da fortaleza: apresentações de locais de aventura para além das muralhas, como a cidade de Cliffside que possui um porto e uma estação de trens. A Reserva de Stonewood que é um local de florestas e uma área de caça oficial para aqueles da corte, além de localidades estrangeiras.

Ilustração pág 58

Moedas e Equipamentos: aqui é um dos pontos que mais se destaca no material. A moeda base do cenário é a prata e em Barrow Keep existem armas de fogo além das clássicas armas medievais. As armas de fogo possuem tanto sua versão tradicional de pólvora, quanto armas mais avançadas que bebem da ficção científica e fantasia, utilizando cristais como combustível e disparando plasma! Além disso, o material ainda apresenta novas opções de armaduras e equipamentos especiais como: Vara Retrátil, Fogo Líquido, Fonógrafo, dentre outros itens diferentes.

Magia Ritualística: outro ponto que esse material brilha é a apresentação de um sistema novo de magias ritualísticas, o que inclui uma lista desses rituais com efeitos e mecânicas. Alguns exemplos são: rituais para adivinhação, criação de amuletos e consagração de armas. Esse sistema é agnóstico e pode ser adaptado para diversos jogos OSR.

• • •

Segredos de Barrow Keep

A parte 2 do material é mais voltada aos mestres, nesta sessão os segredos de Barrow Keep são apresentados com diversas tabelas aleatórias, a descrição mais detalhada de localidades com a inclusão dos mapas e tesouros que podem ser encontrados, como tomos antigos e outros itens valiosos.

Essa segunda sessão é rica em ganchos para criar situações interessantes de aventura, o mestre encontrará tabelas de Rumores e Escândalos, Visitantes Ilustres que podem estar no local e Comitivas completas com interações interessantes.

Por fim, três outras localidades são detalhadas nesta seção do livro, as Catacumbas, a Estação de Trem e uma Fortaleza mais afastada conhecida como o Ninho do Corvo, cada uma dessas localidades acompanha descrições gerais e várias tabelas aleatórias para gerar encontros, detalhes da localidade e até motivações por trás das facções.


Ilustração pág 68

O material básico finaliza com um bestiário composto de 12 inimigos. O bestiário é bastante evocativo para a temática, trazendo Diabretes, Dríades, Vultos e Fantasmas, e inimigos como Guardas e Goblins Espiões. O bestiário apresenta ficha desses inimigos no estilo bem Old School com dado de vida, moral e outros detalhes, mas se mantém agnóstico o suficiente para ser utilizado em vários sistemas.

• • •

Cenário para Mestres de Old School Essentials

Além do material principal de 76 páginas que apresenta todo o cenário, a publicação vem acompanhada de um outro material de 56 páginas voltado especificamente para o Mestre que deseja conduzir aventuras ambientadas em Barrow Keep utilizando o sistema do Old School Essentials.


Duas aventuras emergentes

Esse material apresenta dois “Pacotes de Cenários”:

Embaixador dos Bosques Selvagens: um conflito entre Goblins que vivem nos bosques próximos de Barrow Keep e a corte do forte, esse caso culmina em um sequestro que dá início a aventura.

Tipos Traiçoeiros: Um aventura que foca nas relações e intrigas entre os grupos e facções que habitam Barrow Keep. Nessa aventura uma agente convence alguém de Barrow Keep a se tornar uma traidora.

Na prática esses “pacotes” são aventuras com uma estrutura bem aberta e emergente que funcionam como caixas de ferramentas, em que o mestre pode mexer utilizando as ferramentas apresentadas, como as tabelas de presságios e sinais, fichas de inserção de eventos e outras tabelas auxiliares.

Essa estrutura eu achei particularmente interessante pois permite jogar diversas vezes cada uma dessas tramas com diferentes eventos e desfechos. Por exemplo, na aventura Tipos Traiçoeiros, quem pediu a ajuda do grupo é definido por 6 possibilidades diferentes que pode ser escolhida ou rolada com um dado, assim como definir quem é o agente por trás da traição, também com 6 possibilidades.

Cada uma das duas propostas ainda acompanha um bestiário da facção a ser enfrentada com 12 inimigos próprios, alguns coincidem com os mesmos do bestiário básico, mas a maioria são novas possibilidades para serem colocadas em jogo.

Regras Alternativas para Experiência e Evolução

O cenário de Barrow Keep foca no avanço dos personagens por meio de conquistas de objetivos pessoais, desenvolvimento de relações, criação de alianças e outros fatores. Dessa forma, o material apresenta novas regras e um novo sistema de distribuição de experiência envolvendo a conquista pessoal dos personagens.

Esse sistema novo de experiência é bem estruturado, e apresenta uma tabela com pontos específicos para a conquista de cada nível.

Novas Classes

Por fim, esse material suplementar apresenta fichas customizáveis com tabelas aleatórias para definir reputações, alianças e outros detalhes. Essas fichas podem ser usadas para gerações dos NPCs da aventura, mas também permitem a criação de personagens com classes novas pelos jogadores.

O material oferece então a estrutura básica de classe seguindo o padrão do Old School Essentials com tabelas de progressão, idiomas falados, pré-requisitos, jogadas de proteção e as capacidades daquela classe nova. No total são 7 classes novas jogáveis: Espiã, Escolhida, Vinculada Bestial, Diabrete, Assombração, Vidente e Marcada pelos Lobos.


As classes são bem bacanas, a Marcada pelos Lobos, por exemplo, pode se transformar em lobo, porém no processo pode danificar a armadura que estiver vestindo. A Vidente pode ler pensamentos de pessoas e criaturas próximas se passar em um teste de Percepção Extra Sensorial. A Espiã é apresentada como uma variação da classe de Ladrão, convertendo as habilidades clássicas para jogadas de d6 e apresentando algumas novas. Todas as classes parecem bem balanceadas com o sistema do Old School Essentials, e a primeira leitura parecem funcionar muito bem com o sistema trazendo uma nova textura ao jogo.

• • •

Comentários Finais

A leitura do Barrow Keep foi bastante prazerosa, os dois livros juntos apresentam muitas ferramentas de cenário, aventura, classes e inimigos para que mestres possam conduzir campanhas inteiras utilizando o material.

De uma forma geral, o material é bem diagramado e o trabalho de tradução é bem feito, a versão brasileira teve uma preocupação extra no tratamento da linguagem para ser inclusiva, com notas de tradução que podem ser encontradas no material.

Ainda não tenho o material físico em mãos para avaliar a qualidade da impressão, então esse quesito fica para uma próxima postagem, ou para uma atualização futura desse review.

Barrow Keep é uma valiosa adição à comunidade brasileira de Old School, apresentando um material rico, com diversas ferramentas para criação emergente em mesa. Eu acredito que para aqueles que querem uma experiência Old School, mas em uma temática diferente da clássica fantasia medieval, é um material bem bacana e que vale a pena ser considerado.

A versão digital em PDF já está disponível para a compra no site da editora Caramelo Jogos, e acredito que logo mais a versão física já estará lá também.

Link: https://rpgcomnozes.com.br/produto/barrowkeep-digital/ 

• • •

Se você leu até aqui peço que deixe um comentário ali embaixo falando se gostou ou desgostou ou se tem alguma sugestão, muito obrigado =)

• • •

Se você usa twitter me segue lá pra gente trocar uma ideia sobre RPG! 🔗 twitter.com/icaroagostino

Nenhum comentário:

Postar um comentário