quinta-feira, 23 de março de 2023

Táticas do Mago para Old School

Em jogos Old School, como nas edições antigas de D&D (B/X, BECMI, ...) e em retronclones como o OSE (Old School Essentials), o Mago* é um personagem muito poderoso desde o nível 1, as magias são capazes de resolverem conflitos inteiros e mudar o rumo do jogo, entretanto Magos são frágeis, possuem o menor dado de vida (1d4), não podem usar armaduras e nos primeiros níveis tem um número limitados de feitiços.

Ilustração pág 35 - Old School Essentials

Pensando nisso, muitos jogadores ficam com dúvidas de como usar o Mago no primeiro nível, principalmente depois que lançam seu feitiço e ficam sem poder conjurar novos até o próximo dia.

Abaixo segue um texto traduzido e adaptado do Blog Red Box Niagara que apresenta uma lista de táticas para que o Mago possa agir, sobreviver e ser útil nas aventuras mortais em jogos clássicos de fantasia OSR.

*Nota: a tradução oficial do conjurador arcano no OSE é Usuário de Magia, mas nesse post vou me referir como Mago.

Link do texto original: http://redboxniagara.wikidot.com/mu-tactics

Obs.: as partes marcadas em [negrito] são comentários meus.

• • •

Coisas para fazer:

➤  Carregue a tocha [o Mago não costuma empunhar armas e estará com as mãos livres].

➤  Leve armas de reserva para os combatentes [outra dica sobre armas extras é que o Mago pode usar adagas no OSE, B/X e etc, e adagas podem ser arremessadas, portanto se tiver dinheiro compre algumas e use como arma de arremesso evitando se expor a danos corpo a corpo. Se vencer o combate pode até tentar recuperar as adagas no final!].

➤  Jogue frascos de óleo [causam um bom dano e são baratos].

➤  Comande um mercenário contratado, monstro encantado ou cão de guerra.

➤  Jogue água benta [ao se aventurar em locais com mortos vivos e outras criaturas desse tipo não se esqueça de comprar].

➤  Como último recurso, cerre os dentes, vá até lá e bata em alguém com sua adaga [a chance de acerto do Mago no nível 1 é igual a das outras classes sem considerar outros bônus, obviamente isso é uma medida desesperada].

➤  O ofício do Mago é ser esperto, então lute com inteligência - ou corra, correr é bom [no OSR fugir quase sempre é uma opção]

➤  Use “armas” de longo alcance, água benta, estrepes, óleo, etc [apesar do Mago não poder utilizar arcos e bestas no OSE, BX e etc, ele ainda pode arremessar frascos de óleo e etc].

➤  Idiomas de bônus podem ser úteis [provavelmente o Mago terá uma inteligência consideravél que dá acesso a mais idiomas].

➤  O mapeamento é um bom trabalho para o Mago ficar responsável.

➤  Lembre-se também de que, como um Mago, você é a pessoa realmente educada em muitos campos, como história e conhecimento. Peça ao Mestre para permitir que você role INT para ver se consegue auxliar em algo. Em meus jogos, o Mago é sempre a pessoa com o Lore.

• • •

Em geral:

➤  Não lance seu feitiço no primeiro encontro. Espere até que seja necessário como um “virador de maré” [Não se apegue a palavra "primeiro" encontro, a ideia dessa dica é que você avalie os riscos antes de gastar seu feitiço, muitas vezes poupar para um momento mais desafiador será uma escolha mais sábia].

➤  Você precisa manter os Magos o mais longe possível do combate!

➤  Se ocorrer um combate, não tenha medo de usar cobertura para evitar ser um alvo de projéteis e outros ataques a distância.

➤  Ser um Mago é mais sobre interpretação do que combate (pelo menos para mim [comentário do autor original]). Tente ter ideias (por exemplo, armadilhas em potencial, localizações de tesouros em potencial, locais de emboscada em potencial, formas alternativas de lidar com monstros além de ataques frontais etc.), seja inteligente/cauteloso quando todos os outros estiverem correndo para a inevitável ruína.

➤  Não tente superar os outros personagens no que eles fazem. O Mago nunca será capaz de preencher efetivamente as outras funções em um jogo Old School. Em vez disso, encontre algum nicho que o Mago possa preencher em termos de personagem e, em seguida, jogue nesse nicho.

➤  Encantar Pessoa [magia de nível 1, lembre-se que no OSR essa magia dura bastante] dá ao Mago um guarda-costas "leal".

➤  Fique fora do combate físico, não é seu trabalho

➤  Não confie em feitiços. Defina armadilhas (estrepes, óleo em chamas). Atraia monstros obscuros para as próprias armadilhas da masmorra (pegue um bando para persegui-lo através de uma ponte de corda e depois corte-a, etc). Guarde o Sono [magia de nível 1] para quando você tiver problemas e precisar de uma fuga.

➤  Furtividade, uma ferramenta em potencial. Sem armadura, dependendo de como o Mestre lida com as coisas e se sente sobre a classe Ladrão, você pode ser muito furtivo. Muito rápido também, se a taxa de movimento for baseada apenas no peso carregado.

• • •

Utilidades dos Feitiços:

➤  Não compare a utilidade do feitiço com o combate: Detectar Magia, Encantar Pessoa, Obstruir Porta, etc. podem ser usados de forma bastante criativa.

➤ Encantar Pessoa é assustadoramente útil. Um mago com isso e o Sono é uma pessoa perigosa, de fato.

➤  1 - Uso sutil de Encantar Pessoa enquanto está na cidade conversando com um tipo de lutador desavisado.

    • Use a pessoa enfeitiçada para fazer seu trabalho sujo enquanto você controla a cena por trás.

➤  Pense em vários desses feitiços lançados ao longo de alguns dias. Um Mago pode ter vários guarda-costas. Aquele Orc encantado pode lhe contar muito sobre sua tribo, guardas, armadilhas, tesouros e o layout da caverna - além de protegê-lo.

➤  Imagine um Mago nível 1 lançando isso em um Ogro! O Ogro precisa de 14+ para evitar o feitiço.

➤ Ventriloquismo: Distrair/assustar inimigos.

➤ Mísseis Mágicos: um ataque que nunca falha

➤ Encantar Pessoa: coberto completamente acima

➤ Detectar Magia: extremamente útil, especialmente ao classificar saques

[Nessa sessão eu retirei algumas dicas para feitiços de nível mais alto, consulte o texto original]

• • •

Se você leu até aqui peço que deixe um comentário ali embaixo falando se gostou ou desgostou ou se tem alguma sugestão, muito obrigado =)

• • •

Se você usa twitter me segue lá pra gente trocar uma ideia sobre RPG! ðŸ”— twitter.com/icaroagostino


4 comentários:

  1. Otimas ideias. Até usei o canção da sedução para fazer algo parecido com o encantar pessoas, mas talvez se eu tivesse pego o encantar seria melhor. As ideias das estrepes são ótimas

    ResponderExcluir