sexta-feira, 21 de abril de 2023

O Som das Seis - RPG de Faroeste!

Esse post é um review rápido de leitura do recém lançado O Som das Seis, um RPG de Aventuras no Velho Oeste de autoria do Ramon Mineiro.

Seis balas cabem no tambor de um rev√≥lver. √Č o Som das Seis balas que batiza esse RPG. Viva loucas aventuras no Oeste Selvagem com regras leves e simples para rpgistas novatos e veteranos!

Texto da capa de tr√°s do livro

• • •

O Som das Seis é o segundo RPG de autoria do Ramon Mineiro, seu primeiro jogo publicado foi o Através das Trevas que tem um série de posts aqui no blog. Diferente do seu primeiro jogo que aborda uma temática de fantasia medieval pós apocalíptica, em O Som das Seis os jogadores encarnam em típicos aventureiros do Oeste Selvagem na época pós Guerra Civil dos Estados Unidos. O livro tem cerca de 130 páginas no formato A5 com capa dura.

Imagem do Catarse

Um ponto que vale a pena destacar antes de entrar de cabe√ßa nos elementos do jogo √© que o texto traz reflex√Ķes bem maduras sobre essa √©poca da hist√≥ria e assume uma postura respons√°vel de n√£o-romantiza√ß√£o dos massacres e outros atos hediondos que foram cometidos no per√≠odo. Acima de tudo, se tratando de um jogo ficcional que se inspira em eventos reais, √© poss√≠vel "abandonar a realidade dos fatos” a fim de ter uma experi√™ncia mais humana.

Quem s√£o os personagens?

Em SdS (O Som das Seis) os personagens s√£o criados seguindo a l√≥gica de distribui√ß√£o de pontos em tr√™s partes: “Atributos”, “Antecedentes” e “Habilidades”. Uma parte interessante disso √© que n√£o existem classes ou algo similar no jogo, o seu personagem √© definido pela combina√ß√£o de m√ļltiplos antecedentes, que ao mesmo tempo d√£o vantagens mec√Ęnicas e contam a hist√≥ria pr√©via do personagem.

Um personagem por exemplo com 2 pontos no antecedente “Combate”, 1 ponto em “Explora√ß√£o” e 1 ponto em “Roubo” pode ter a seguinte descri√ß√£o:

Um forasteiro solitário que aprendeu a usar bem seu revólver e já precisou se meter em pelejas e tiroteios, costuma ganhar a vida realizando alguns roubos e por isso também sabe se esgueirar por aí antes de precisar partir para a violência. A vida de errante o ensinou a sobreviver nos ermos, seguir rastros ou até apagar os seus próprios para não ir parar na forca.

Os pontos de antecedentes s√£o utilizados em rolagens chamados testes de atecedentes, funcionando de forma aberta, o antecedente “Explora√ß√£o”, por exemplo, pode ser utilizado tanto para seguir um rastro, quanto para descobrir se vai chover ou arrumar um alimento no meio da mata.

Por fim, o personagem escolhe habilidades de uma lista variada, essa parte √© bem evocativa pois as op√ß√Ķes s√£o nomeadas com m√ļsicas cl√°ssicas de rock e blues. Alguns exemplos s√£o:

• • •

LIGHT MY FIRE

Eles são a doença e você é a cura. Se você não fosse tão rápido e mortal no gatilho, já estaria na terra do pé-junto. Sempre que atirar com seu revólver você recebe +1 para fazer o teste. Você também adiciona +1 no dano para cada ponto de Agilidade que tiver.

LET´S DANCE

Martelar o c√£o √© puxar o gatilho e bater na parte da arma que empurra a bala para fora do tambor. Isso era feito para atirar com mais velocidade e menos precis√£o. √Č poss√≠vel fazer dois disparos com uma √ļnica a√ß√£o, mas com penalidade de -1 para seu teste no Antecedente Combate.

FORTUNATE SON

Se a morte abraçar sua personagem e ela cair a ZERO Pontos de Vida em um combate esta habilidade lhe recuperea 3PVs e ela se levanta no turno seguinte para continuar sua jornada. Mas se ela tornar a cair no mesmo combate, a morte não vai deixá-la escapar novamente.

• • •

Por fim o jogador sorteia o Tormento do seu personagem em uma tabela aleat√≥ria, esse √© um elemento narrativo e mec√Ęnico que pode ser utilizado pelo jogador para complicar a situa√ß√£o, em troca de uma carta para obter vantagens mec√Ęnicas em testes. Tormentos v√£o desde vingar sua tribo at√© um segredo de ter matado algu√©m importante, ou um dever religioso.

Tem ficha do Cavalo

Cavalos são importantes em histórias de faroeste, e em SdS quando você adquire um cavalo é feita a ficha dele com um sistema simples de distribuição de pontos. O sistema ainda tem uma trilha de evolução para o cavalo baseado no relacionamento do animal com o personagem. Isso é bem maneiro no jogo, pois pode gerar tramas e cenas em torno do fiel companheiro de quem desbrava o oeste.

Como o jogo funciona?

O jogo utiliza apenas dados de seis faces, as principais rolagens são de atributos e antecedentes. Os atributos são utilizados em rolagens para resistir a danos e traumas, enquanto os antecedentes são utilizados em testes ativos onde se busca obter algo ou ter algum sucesso em uma ação. De forma geral se rola um dado de seis faces contra a dificuldade 7 padrão que pode ser alterada.

O sistema de combate em uma primeira leitura √© bem simples e furioso, os personagens administram a√ß√Ķes, a quantidade varia de acordo com os atributos e outras habilidades. Essas a√ß√Ķes s√£o utilizadas para trocar tiros, recarregar armas, buscar coberturas, sair na m√£o aberta contra seus oponentes, ou at√© mesmo fugir. O jogo parece ter um n√≠vel de letalidade consider√°vel tendo em vista a fic√ß√£o que tenta emular.


Ainda existe uma outra modalidade de combate para emular os cl√°ssicos duelos de filmes de faroeste. √Č aquele momento em que dois pistoleiros se encaram, seguido de um sil√™ncio que √© rompido pelo saque de suas pistolas. No duelo o jogo apresenta um sistema alternativo de resolu√ß√£o baseado em cartas de baralho utilizadas em uma rodada de Poker.

Ferramentas para geração de aventuras

O jogo apresenta uma s√©rie de ferramentas, incluindo uma tabela de bebedeira que voc√™ rola depois que toma um porre e pode perder o controle da situa√ß√£o. O personagem b√™bado pode arrumar uma confus√£o ou tentar se casar com a primeira pessoa que ver na sua frente dependendo do que sair na tabela.

Existe no livro também uma extensa lista de equipamentos, armas, roupas e até regras para melhorar e customizar armas de fogo e outros tipos de equipamento.



Na parte de gera√ß√£o de aventuras existe um cap√≠tulo extenso com diversas tabelas aleat√≥rias para gerar cidades, vilas, paisagem, perigos, eventos e tudo que se possa imaginar para uma aventura de faroeste. Essas tabelas utilizam cartas de baralho para sortear as sa√≠das. √Č poss√≠vel desenvolver todo um cen√°rio utilizando esses recursos do sistema.

Coment√°rios finais

Esse review é baseado apenas na leitura do material físico e digital. Fui um dos apoiadores do projeto e recebi a alguns dias o livro físico em mãos. Preferi pra esse review utilizar fotos tiradas por mim do livro físico, infelizmente a qualidade das fotos não ficou ainda 100%, mas devo melhorar para os próximos =).

Pretendo logo mais colocar o jogo e mesa, e assim que fizer vou trazer uma segunda parte desse review abordando o jogo jogado, seus funcionamentos e suas din√Ęmicas na pr√°tica.

√Č poss√≠vel adquirir uma vers√£o digital do livro no site Dungeonist.

• • •

Se você leu até aqui peço que deixe um comentário ali embaixo falando se gostou ou desgostou ou se tem alguma sugestão, muito obrigado =)

• • •

Se voc√™ usa twitter me segue l√° pra gente trocar uma ideia sobre RPG! ūüĒó twitter.com/icaroagostino


Nenhum coment√°rio:

Postar um coment√°rio