s√°bado, 13 de maio de 2023

BREU - RPG inspirado em D&D5E sob a ótica OSR

BREU é um RPG de fantasia medieval inspirado em D&D5E sob a ótica old school. O melhor da fantasia sombria e mortal com uso das regras familiares aos jogadores modernos.

Onde bravos guerreiros e sagazes magas, poderosos clérigos e ladinas astutas, enfrentarão deuses caídos, monstros errantes, masmorras perigosas e muito mais. Encarando a morte face a face e com o risco da derrota à cada esquina.

Em BREU a vitória tem um gosto especial pois ela não é dada, é conquistada!

Imagem e texto retirados da p√°gina do Catarse

Nesse post vamos falar sobre BREU que está em financiamento coletivo pelo Catarse e na data da publicação deste texto já está 80% financiado!

• • •

O movimento OSR (Old School Revival) se trata de um resgate a pr√°ticas antigas das primeiras gera√ß√Ķes do hobby. H√° um tempo atr√°s eu escrevi aqui no Blog sobre a chegada do OSE no Brasil (Se voc√™ quiser entender mais sobre o que √© OSR d√° uma lida nesse post) e agora j√° temos um novo nome de peso para fortalecer o movimento OSR.

BREU √© um projeto de Raf√£o Ara√ļjo (autor de Deloyal e Belregard) e Diego Bassinello (autor de Conspira√ß√Ķes e host do canal C√Ęmara Obscura), ambos figuras conhecidas no RPG nacional.

O projeto vem com uma proposta bem promissora de misturar din√Ęmicas e mec√Ęnicas modernas de jogos de fantasia medieval modernos com o esp√≠rito OSR, como alta letalidade, desafiar ao jogador ao inv√©s da ficha, jogo r√°pido e focado na intera√ß√£o com a fic√ß√£o, entre outros aspectos j√° conhecidos do movimento. Al√©m de imprimir uma textura de fantasia sombria e brutal em um mundo sujo e violento onde o jogador encarna um aventureiro em busca de riquezas e poder.

Agora vamos entrar de cabeça nas partes que mais me chamaram atenção no jogo!

Familiar, porém minimalista

Uma das propostas de BREU enquanto produto √© agradar Gregos e Troianos, o jogo √© realmente familiar para quem est√° acostumado com fantasia medieval do D&D 5ed, por√©m com aquele gosto da OSR que tanto amamos! 

Em BREU temos os cl√°ssicos atributos do D&D, os teste s√£o rolados com d20 + b√īnus contra dificuldade, e tamb√©m traz a bela mec√Ęnica de vantagem e desvantagem com rolagem de dados e sele√ß√£o do pior ou do melhor resultado.

Imagem retirada da p√°gina do Catarse

Porém, o sistema enxuga muito do espaço burocrático que temos no D&D atual, aqui não temos uma lista de perícias grande, o combate é mais simples e visceral e temos apenas as 4 classes tradicionais: guerreiro, clérigo, ladina e maga.

Ainda assim, o jogo entrega customização por meio da criação aberta de antecedentes da seguinte forma:

Sou um(a) _____, bom(a) em _____, péssimo(a) em _____, em busca de _____.

Assim, toda vez que algo na ficção envolver seu antecedente você pode conseguir resolver a situação sem rolar dados, apenas convencendo o mestre com suas habilidades pregressas. Um exemplo seria:

Sou uma Ferreira, boa em trabalhar com metais, péssima em lidar com pessoas, em busca de ouro e prata.

Isso abre uma mir√≠ade de oportunidades para o desenvolvimento de personagens interessantes e √ļnicos. Al√©m disso fazer um personagem em BREU √© muito r√°pido, aqui nesse v√≠deo tem um exemplo com os criadores do jogo:

Algo que também chamou minha atenção positivamente foi a definição de níveis fixos de dificuldade, o que ajuda mestres iniciantes a tocarem o jogo com menos subjetividade na hora de definir a complexidade de um desafio, além de imprimir um grau de dificuldade ajustado com a proposta do jogo.

Recorte do Jogo R√°pido

Na p√°gina do catarse √© poss√≠vel baixar gratuitamente o jogo r√°pido, o que inclui possibilidade de colocar o sistema em a√ß√£o para personagens de at√© 3¬ļ n√≠vel e conhecer as regras e din√Ęmicas em uma vers√£o reduzida.

ūüĒó link do jogo r√°pido: https://bit.ly/JogoRapidoBREU

• • •

Magia flexível e diferente

BREU apresenta um sistema bem bacana para magia, ainda mantendo a cl√°ssica estrutura de c√≠rculos com uma lista completa de feiti√ßos divinos e arcanos. A parte inovadora est√° na possibilidade de improvisar um efeito novo quando a situa√ß√£o pede, isso √© feito de forma aberta, o conjurador pode improvisar, expandir ou mesclar os efeitos de uma magia. Assim √© poss√≠vel flexibilizar par√Ęmetros estabelecidos como por exemplo:

➤ Uma maga decide alterar o feiti√ßo Escurid√£o para conjur√°-lo em Dist√Ęncia Muito Longa.

➤ Expandir o feiti√ßo Sugest√£o para afetar um grupo grande de ladr√Ķes em meio a uma feira.

➤ Em um momento de desespero o Cl√©rigo, inverte uma de suas magias Curar Ferimentos Leves para Causar Ferimentos Leves.


Imagem retirada da p√°gina do Catarse

Por√©m isso vem com um risco maior de Emaranhamento M√°gico, sempre que uma conjura√ß√£o falha o conjurador sofre o rev√©s de seu feito que pode surgir de formas variadas, isso √© bem bacana pois o mestre pode trabalhar diferentes efeitos de Emaranhamento de acordo com a fic√ß√£o, mas j√° existe uma lista de sugest√Ķes bem robusta no livro, como: chama a aten√ß√£o do profano, danifica os arredores, distorce o conjurador e etc.

Uma nova textura para jogos de fantasia

Um √ļltimo destaque bacana vai para a tem√°tica que BREU se prop√Ķe colocar em mesa. Na p√°gina do catarse tem o seguinte texto indicando o que se espera ao jogar BREU:

BREU foi pensando para a aventura sombria, para o violento, para o sujo e o calamitoso. Monstros causam danos reais, corpos e mentes serão destroçadas. As magias apresentam milagres e feitiços dignos de se temer.


Image do site Nerd Maldito

Isso torna o jogo uma alternativa bem bacana para emular narrativas no estilo de Dark Souls, Elden Ring, Darkest Dungeon, Diablo ou The Witcher. Para quem está cansado de jogar fantasia medieval com um tom maniqueísta, BREU é um prato cheio!

Conheça mais e apoie BREU

Se voc√™ leu at√© aqui e achou interessante a proposta, eu realmente acredito que vale a pena apoiar o projeto, a editora Luz Negra por tr√°s do desenvolvimento de BREU fez um excelente trabalho com o jogo anterior Conspira√ß√Ķes, al√©m dos autores j√° serem conhecidos pela qualidade do que produzem.

Al√©m disso tudo, BREU chega no mercado com um pre√ßo bem acess√≠vel com tudo que voc√™ precisa em um √ļnico livro, al√©m do projeto gr√°fico que est√° excelente!

ūüĒó link do catarse: catarse.me/breu

Por fim, se voc√™ quiser ver BREU em a√ß√£o, tem v√≠deos de sess√Ķes gravadas no Canal do C√Ęmara Obscura:


Se você leu até aqui deixe um comentário ali embaixo sobre o que achou do post!

• • •

Se voc√™ usa twitter me segue l√° pra gente trocar uma ideia sobre RPG! ūüĒó twitter.com/icaroagostino


Nenhum coment√°rio:

Postar um coment√°rio