domingo, 17 de agosto de 2025

Review: Carcass Crawler #1 - Zine oficial do OSE

Escrito por Renan S

Fala, amigo leitor! Como o título já entrega, este texto é a minha opinião sobre a Carcass Crawler #1,  zine oficial do Old-School Essentials, publicada no Brasil pela editora Laser Head. O nosso blog recebeu há um tempo atrás uma cópia da editora e finalmente com o retorno do blog conseguimos fazer esse review!

Com suas 32 páginas, ela traz um bocado de opções de jogo: 6 novas classes, 3 novas raças, regras para armas de fogo com pólvora escura, talentos de combate para guerreiros, perícias de ladrão usando d6 e até dicas de como arbitrar essas perícias na mesa. Irei comentar uma por uma.

Imagem do site do editora

Obviamente, a função deste post não é resumir o conteúdo da zine, mas sim compartilhar minha opinião e destacar o que achei mais interessante — seja para ajudar quem ainda não leu a decidir se o produto pode interessar, ou para abrir espaço para quem já leu dialogar nos comentários.

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Sem Ilusões à Prova de Falhas

Alguns meses atrás publicamos aqui no blog uma tradução do texto Princípios Blorb, e sugerimos uma série de textos complementares de outros autores. O texto a seguir é uma tradução do post No Foolproof Illusions de autoria de Dwiz do exelente blog Knight at the Opera.

• • •

Introdução

Este post tem algumas leituras obrigatórias: um post de blog da designer sueca (?) Sandra Snan chamado Princípios do Blorb.

[A propósito, o blog da Sandra é completamente insano. Ela escreveu bastante sobre blorb, mas você vai ter que procurar. Boa sorte.]

Além disso, você também pode querer ler este post de Rise Up Comus e/ou este post de Technoskald's Forge. Ambos são bons, embora não sejam necessários para seguir meu raciocínio aqui.

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Quatro Módulos Gratuitos Inspirados no Apêndice N

Escrito por Ícaro Agostino

Depois de um longo hiato no blog, estamos de volta! O Diálogo Ficcional não morreu!

Nos últimos meses devido a demandas da vida fora do hobby, fui forçado a dar uma pausa com o blog e também com vários projetos relacionados ao RPG. Mas as coisas se alinharam e o blog retorna com a intenção de trazer posts semanais discutindo teorias de RPG, apresentando novos materiais e falando das campanhas em andamento!


Para marcar esse retorno, neste post vou apresentar quatro módulos que pude contribuir na produção. Estes materiais foram desenvolvidos por quatro autores diferentes para a Jam do Appx. N que rolou nesse mês de Julho.

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Experiência XP por Fama, ou Feitos

Texto escrito por Guilherme Providello,
autor do cenário Península Ancestral

Inspirados nos episódios do Cafécom Dungeon sobre XP (link), pretendemos com esse texto levantar uma problematização possível para pensar formas de premiar XP que sejam interessantes – quase como um “estudo de caso” de algo que tentamos empreender na Mesa Aberta de Península Ancestral.


Parte da Ilustração Original da Primeira Edição do zine Península Ancestral

Não estamos “tentando vender nosso peixe” ou dizer que “resolvemos o problema do XP!”: estamos tentando pensar junto, dar ideias que podem ou não ser uteis para outros jogadores, mestres e mesas.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Matrizes de Blorbinidade [Rise Up Comus]

Recentemente publicamos aqui no blog uma tradução do texto Princípios Blorb, e sugerimos uma série de textos complementares de outros autores. O texto a seguir é uma tradução do post Matrices of Blorbiness de autoria de Joshua McCrowell do exelente blog Rise Up Comus.

• • •

Aqui estão algumas discussões sobre vários aspectos do estilo de jogo. Na minha carreira de RPG, eu definitivamente me sentei à mesa para todas essas situações. Atualmente, tenho opiniões contundentes sobre o que prefiro.

Magia obrigatória contra o Nerd: Existem muitas escalas diferentes para medir o jogo de RPG, muitas maneiras legítimas de jogar, muitas coisas que eu gosto em momentos diferentes, etc. etc.

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Quick Primer 2024: Novo texto e mudanças!

Nesse ano de 2024, Math Finch lançou uma nova expansão do seu jogo Swords & Wizardry e como apêndice tivemos a surpresa de uma versão atualizada do famoso texto Quick Primer for Old School Gaming.

Eu fiz uma leitura comparada das duas versões e compartilhei com alguns amigos da comunidade, assim o Balbi me chamou para participar do episódio de hoje (31/10/2024) do podcast Café com Dungeon para discutir as mudanças no texto e as motivações por trás, assim como esse novo momento da OSR.

A versão anterior do texto foi traduzido no passado pelo próprio pessoal do Café com Dungeon e pode ser encontrada clicando aqui. A versão atual em inglês pode ser baixada no site da Mythmere Games: 

Quick Primer 2024: https://www.mythmeregames.com/en-br/products/quick-primer-for-old-school-gaming-pdf-free

Link do Episódio: https://open.spotify.com/show/3UxFPDdpiQMnoqVnGWgZWG?si=8ecf5c4356644da3

Deixo aqui minhas notas que uso no episódio como guia para o bate papo, as notas em si são apenas notas, sugiro que você escute o episódio e aproveite o bate papo =).

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Finisterra [T03E25] - O Farol Gélido e o Dragão Branco

 Relato da campanha Finisterra T03E25 [27/08] 📝

Personagens: Rosália [Guerreira], Sardinha [Guerreiro], Hectorius [Clérigo], Salviana [Elfo] e Adélio [Guerreiro].
Na ficção: 6 de Cetim, decimo mês do ano e primeiro do inverno.

Imagem gerada por IA

O Farol Gélido e o Dragão Branco

Sem querer, acabamos causando uma tragédia horrível. O armário que trouxemos das profundezas do castelo – aquele que serve de portal pra uma torre gelada – acabou servindo de caminho para alguma monstruosidade dos ermos.

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Finisterra [T03E24] - A Serpente Marinha e o Covil Subaquático

 Relato da campanha Finisterra T03E24 [24/08] 📝

Personagens: Hectorius [Clérigo], Oliveira [Guerreiro], Ishamael [Mago], Adélio [Guerreiro] e Ellisande [Maga].
Na ficção: 28 do Mortos, nono mês do ano e último do outono.

Imagem gerada por IA

A Serpente Marinha e o Covil Subaquático

Manhã de sol, acordamos determinados a explorar o subterrâneo. Eu estava estressado após a doença que afligiu Adonai. Não pude ajudar na bruxa que lhe rogou a maldição, mas vou derrotar outros inimigos do subterrâneo. Nessa jornada, estávamos querendo inicialmente atacar as estatuas de cristal cujo corpo valiam 3 mil moedas.